sábado, 2 de janeiro de 2010

2009 historias.

Começou mais um ano. Da sala, da varanda ou noutro espaço se vê através dos fogos multi coloridos e do branco predominante nas roupas o inicio de um novo ano, um novo ciclo, mas deixando o ano de 2009 marcado em nossa memória.

Poderíamos contar 2009 histórias, algumas delas que ficarão marcadas.
Eleito o primeiro presidente negro dos EUA. Meu time abraça dois títulos seguidos de futebol no ano. Surto da gripe suína no mundo, porém, a outra gripe mata muito mais por ano. Desaparecimento do avião francês e 24 dias depois, a morte do maior ídolo da musica pop. Apesar de achar que não esteja morto, assunto que deixo para um próximo post.

Acabamos a faculdade e vice-versa. Perdi minha avó dias depois da apresentação do trabalho final, e um amigo perdeu a mãe um dia após nossa colação de grau.
Fiz um terço de vida que estatisticamente me é dado como brasileiro.
"Conhece-te a si mesmo" tradução do latin "Nosce te ipsum", escrita por Platão, dita por Sócrates e tatuado pela Curitibana Sheron. Tattoo que ganhei de aniversário, quebrando todo dogma religioso que existia.

Voltei ao mercado farmacêutico como representante comercial.
Rio é escolhido para sediar as Olimpíadas de 2016 mesmo sem as 50 strippers e o meio quilo de pó. Camila, minha irmã, voltou para faculdade, mas saber se ela concluirá é outra história.
Tirei meu passaporte, e só não fiz minha primeira viagem para fora do país por não conseguir o visto a tempo. Entrei na natação, antecipando uma das metas de 2010, que era aprender a nadar.

Ana e Anuska, semelhanças que vão além do nome, já que Anuska significa “pequena Ana” ou “Aninha” em russo. Fotógrafas e recentemente vivem em São Paulo.
Ana deixou o monte Alegre de um Porto feliz primeiro. Já Anuska veio depois do último natal, deixando para trás uma cidade que lembra muito Sampa dos anos 50, seus amigos, sua irmã e Cloe, sua cadela. A “terra da garoa” em 2010 são seus novos territórios.
Elas deixaram varias coisas para trás, mas do lado, sempre portando a câmera. No caso da Anuska, do outro lado, vem Yolle, nove anos, fã de Elvis, estuda piano, e sonha em ser paleontóloga, e diz que irá provar que existiram os dragões. Essa garotinha não existe! rs.
Os dias muitas vezes serão acompanhados pelas quatro estações em um único dia, mas tudo é tirado de letra, tanta letra que a Ana dá até dicas no SÃO PAULO PARA INICIANTES, pontos turísticos da cidade, dentre outras coisas para os novos ou não habitantes desta selva de pedra.

Outro amigo, Vitor, Publicitário trambiqueiro por formação e fotógrafo. Após uma semana de noivado, é surpreendido com a notícia da gravidez de sua senhora. Agora em 2010, ele gastará seu tempo cotando preços de fraldas e relatando as aventuras que surgem a cada dia deste Quase Pai, e assim sendo, não ser confundido pela criança por ostentar cabelos um tanto que compridos.

Acredito que 2009 ficará marcado, e que em 2010 será um recomeço, não pelo fato de ser um novo ano, mas por ser início de uma nova fase da vida de cada um.
2010 histórias para inventar. Marcar.

3 comentários:

  1. Olha ai quem finalmente colocou o blog no ar, senhor Raphael Mendes! Seja bem-vindo de novo, pois vc já teve um blog...
    Q 2010 seja um ano bonzao p vc, p mim, p todos os blogueiros q nao ficam de plantao!
    Q vc tenha 2010 historias para inventar!
    Bjaozao!

    ResponderExcluir
  2. parabéns, rapha!
    boa sorte com a empreitada!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Taal...tô surpresa com vc...ou não?
    Você vai longe, meu quase filho!!!!
    Adorei seus post´s.
    Te amo, "muleque".
    Beijo
    De

    ResponderExcluir