terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Você bebe ou tem um cachorrinho??

(...)Não há duvida de que abster-se de bebidas fortes poderia constituir um dever para um cristão em particular - ou para qualquer cristão em determinado momento -, por exemplo porque é desse tipo de pessoas que não conseguem beber sem passar da conta, ou porque prefere destinar aos pobres o dinheiro que gastaria com a bebida, ou porque está na companhia de pessoas que tendem a embriagar-se e não deve encorajá-las bebendo ele mesmo. O que importa é que se abstém, por alguma boa razão, de um prazer que não condena, antes se alegra ao ver outras pessoas desfrutarem dele. Uma das caracteristicas de um certo tipo de caracteres torcidos é que não conseguem renunciar pessoalmente a alguma coisa sem querer que todos os façam o mesmo. Isso nada tem a ver com o cristianismo. Um cristão pode considerar conveniente renunciar por motivos especiais a uma serie de coisas: a casar-se, a comer carne, a tomar cerveja ou a ir ao cinema; mas, no momento em que comece a dizer que essas coisas são más em si mesmas, ou a desprezar os que não se privam delas, terá enveredado pelo caminho errado.

É um equivoco pensar que os cristãos tem obrigação de ser abstênios; o maometanismo é que é uma religião da abstinência, não o cristianismo.

A restrição da palavra temperança às bebidas alcoólicas, fenómeno bastante recente, tem causado males enormes. Fez as pessoas esquecerem, por exemplo, que podem ser igualmente intemperantes em muitos campos. Um homem que faça do golfe ou da sua moto o centro da sua vida, ou uma mulher que só pense em roupas, no jogo de bridge do fim de semana ou no cachorrinho, estão sendo tão intemperantes como alguém que se embebece todos os dias após o trabalho. Talvez não chamem a atenção de maneira tão evidente; afinal, a bridgemania ou a golfemania não deixam ninguém esparramado no meio da rua. Mas Deus não deixa enganar por meras exterioridades. - CS Lewis em Mero Cristianismo

"A cada dia percebo que o cristianismo é muito mais do que se pratica hoje"

2 comentários:

  1. "A cada dia percebo que o cristianismo é muito mais do que se pratica hoje" somos dois mermão!!

    disse tudo, broder =)

    PAZ

    ResponderExcluir
  2. As verdades que esse cara diz são mais atuais que muita coisa que os "crentes" inventaram na última década!

    ResponderExcluir